O famoso arquiteto americano Daniel Libeskind, em conjunto com seu filho Noam, um astrofísico do Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam, na Alemanha, capturaram a história da luz em um circuito de 14 segundos de LEDs intermitentes.
Por encomenda da empresa de iluminação Zumtobel, a dupla de pai e filho, inventou uma luminária que imita e reproduz a luz cósmica que preenche o Universo. A luminária é chamada de “eL Masterpiece” (a obra-prima).
Para criar este objeto, Noam, teve que desenvolver um algoritmo (fórmula ou uma série de passos para resolver um problema particular) expressando os 14bilhões de anos de história cósmica em um circuito de 14 segundos. O circuito é transferido para quase 1700 LEDs, cada um representando um pequeno pedaço de espaço exterior. À medida que os segundos se passam, os LEDs piscam em várias cores e seqüências, que são exibidos como a luz das estrelas foi se modificando em bilhões de anos.
“Essencialmente, nós estamos tentando contar a história de luz“, diz Noam Libeskind. ”Como a luz no universo evoluiu, como ele foi criado, como ele é absorvido e re-emitida em mais de 14 bilhões de anos, a luz no universo foi se modificando e, por sua vez afetando a evolução do universo.” A eL Masterpiece, mede quase 3 metros de altura, pesa 158 kg, possuí aço polido no exterior e 23 quilates de ouro no seu interior . A iluminação pode ser controlada por um iPad. E o preço está disponível mediante solicitação.
Fonte: Fast Company